segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Etiqueta na Gravidez

Nunca é de mais saber....

Um tema que de certa forma é delicado, principalmente pras grávidas.

Bom, se você não está grávida, provavelmente quando encontrar alguma grávida, vai ter vontade de dizer algumas dessas coisas... mas saiba... a maioria das mães não gostam, mas não falam por simples educação.

Coisas que deve-se evitar:

- Perguntar quanto peso ela ganhou: não interessa se ela ganhou muito ou pouco peso. Se esse assunto já é um drama pra mulheres normais... imagina pra grávida. Ahhh.. isso vale pra depois também... ela irá perder o peso que for necessário no tempo que for hábil pro corpo dela.

- Quando receber a notícia ir logo contando histórias traumáticas de partos normais, ou como a recuperação de uma cesárea é dificil... ou pior ainda... comentar histórias de vizinhas, filhas ou fulanas que perderam seus bebês.

- Perguntar o sexo do bebê... e depois dizer... "ahhh.. ser mãe de menino (a) também é legal" ou pior, "na próxima você consegue".... como assim consegue o que??? Ahhh =/... e ainda comentários como: "Preferi não saber o sexo, desde que venha com saúde está tudo certo"... porque perguntou então??? Você é você, ela é ela... ela se deu o luxo de preparar o enxoval antes e daí??? Vai ser pior mãe porque quis saber antes... me poupe!

- Perguntar o nome do bebê e fazer uma cara de quem comeu e não gostou... não interessa a tua opinião, se interessasse, ela teria lhe perguntado antes de escolher, se não fez isso, contenha-se em sorrir e dizer: "Lindo nome!"

- Fazer visitas na maternidade, se você não é íntima e não foi convidada para ir até lá... Então não vá. Simples... a nova mãe está extremamente exausta, mal conseguiu dormir a noite, você não sabe se o leite desceu, se o bebê conseguiu dormir ou mamar...

Diria pra ir visitar, pelo menos 1 semana depois que nasceu o bebê... a nova família precisa se adaptar a rotina que eles terão pela frente.... E Genteeee.. o bebê vai continuar ali... durante muitoooo anos... não precisa conhecer imediatamente!

- Outra coisa que eu não entendo porque as pessoas teimam em dizer é que a vida da gestante vai mudar - e pelo jeito que falam, pra pior!, nunca mais vai ser a mesma... etc e tal.

- Você vê a gestante todo dia, ou toda semana... que seja... e você insiste em perguntar... "Quando nasce???" Ou "Ainda não nasceu?" E ela lá com aquele barrigão, pesado, carregando pra cima e pra baixo.

Quando nascer, você provavelmente vai saber, seja direta ou indiretamente, fique tranquila.

Nenhum comentário: